Composta pelos espaços Sala de Concertos, Hall Principal, Foyer, Estação das Artes, Salão dos Arcos, Sala Carlos Gomes, Sala Camargo Guarnieri e Salão Nobre, a Sala São Paulo oferece um leque de opções para a realização de eventos culturais e sociais. Uma equipe técnica especializada e a estrutura tecnológica de última geração garantem comodidade e tranqüilidade à produção dos eventos.
A Sala São Paulo, considerada a melhor sala de concertos da América Latina, foi inaugurada em 1999, na antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana (de 1938), patrimônio histórico de São Paulo. A antiga estação de trens, ainda em funcionamento, guarda a memória dos tempos áureos da política cafeeira e das transformações que a cidade sofreu desde o princípio do século passado.
Um edifício monumental, mas parcialmente inacabado devido a crises financeiras mundiais, foi escolhido para se transformar na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O projeto de restauro foi concebido para adequar o espaço ao novo uso e preservar a arquitetura original. Onde antes havia um antigo jardim interno, com colunas em estilo grego, medidas e proporções ideais, foi encontrado um espaço de grande potencial acústico, devidamente convertido em sala de concertos.
O forro acústico móvel, composto de 15 painéis independentes no teto, permite a alteração do volume no interior da Sala, ajustando a acústica de acordo com cada apresentação - desde pequenas formações de câmara e corais até conjuntos orquestrais de grande porte. Cada item da Sala São Paulo foi desenvolvido para torná-la uma das melhores e mais belas do mundo. Aqui a história, tecnologia e arte coexistem em harmonia.
Sala de Concertos
Considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo, a Sala São Paulo dispõe dos melhores recursos para adequação acústica às diversas formações sinfônicas e camerísticas. É também utilizada para premiações, solenidades e espetáculos de outros gêneros. Capacidade total é de 1484 lugares
Hall Principal
Utilizado na recepção de convidados, o Hall Principal é a entrada oficial da Sala São Paulo. Área de acesso do público ao interior da Sala de Concertos, comporta o Café da Sala e pode ser utilizada para coquetéis. Capacidade total é de 1484 pessoas.
Foyer
Área de acesso do público ao interior da sala de concertos. Pode também ser utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis Capacidade de 200 pessoas sentadas ou 300 em pé.
Estação das Artes
Ambiente utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis, atende também espetáculos de teatro, música e dança, desfiles, exposições, seminários, cursos e congressos. Com vista para a plataforma da Estação Júlio Prestes. Capacidade de 1000 pessoas em pé ou 600 sentadas.
Salão dos Arcos
Área de acesso ao palco e ao mezanino da Sala de Concertos, à Sala Camargo Guarnieri, ao Hall Principal e ao Restaurante da Sala, pode ser utilizado para coquetéis e recepção de autoridades. Capacidade de 300 pessoas em pé - não são realizados jantares nesse espaço.
Sala Carlos Gomes
Capacidade de 120 pessoas.
Sala Camargo Guarnieri
A sala, ideal para recepção de autoridades, reuniões, coletivas de imprensa, pequenos jantares e coquetéis, localiza-se no piso dos camarotes e balcão mezanino da Sala de Concertos. Capacidade de 60 pessoas em pé.
Salão Nobre
Com sacadas voltadas para a Praça Júlio Prestes e acesso direto ao Piso Superior da Sala de Concertos, o Salão Nobre é destinado à realização de palestras, cursos, oficinas, jantares e coquetéis. Capacidade de 300 pessoas em pé ou 250 sentadas.
Sala Almeida Prado
Área térrea estrategicamente bem localizada próxima à entrada principal, o Boulevard, com acesso ao Salão dos Arcos, à Sala de Concertos e ao Restaurante da Sala. Pode ser utilizada para coletivas, seminários, palestras e pequenas reuniões. Capacidade de 260 pessoas em pé ou 130 sentadas.
A infraestrutura do local é completo e conta com:
Estacionamento
Para total comodidade e segurança, o estacionamento da Sala São Paulo conta com dois subsolos, vagas para 600 veículos, sendo 20 exclusivas para portadores de necessidades especiais e 33 para idosos e possui quatro saídas para facilitar o fluxo. O serviço pode ser utilizado conforme tabela ou especialmente contratado, inclusive para recepção de convidados na Praça Júlio Prestes (requer manobristas e toldo).
Doca
Para carga e descarga de materiais e equipamentos de grande porte, contígua ao palco no piso térreo. A Sala São Paulo possui entrada apropriada, com acesso pelo piso térreo do estacionamento e área de 192m², contígua ao palco, além de monta-cargas com capacidade para até 3,0ton.
Camarins
Para garantir o conforto dos artistas, noivos e equipe de produção:
- 2 privativos equipados com ar-condicionado e frigobar;
- 8 coletivos para até 15 pessoas.
Ambulatório
Equipado para atender a quaisquer necessidades do público do seu evento, o ambulatório fica à disposição da equipe contratada.
Acesso Portadores de necessidades especiais
Todos os ambientes da Sala São Paulo dispõem das facilidades requeridas para a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Comunicação visual
Além de opções diversas para a exposição de sua marca, a Sala São Paulo dispõe de rede de monitores LED - Full HD, que possibilita a comunicação através de anúncios estáticos e vídeos.
A infraestrutura conta ainda com:
- Ar condicionado central na maioria dos espaços
- Isolamento acústico dentro da Sala de Concertos
- Restaurante, cafés e lojas localizadas nos espaços públicos da Sala São Paulo
- Espaços para apoio de buffet e para chapelaria
Recursos e serviços disponíveis:
- Apoio à equipe técnica e à equipe de produção contratada pelo evento
- Limpeza antes e pós-evento
- Credenciais para as equipes de produção e fornecedores
- Ambulância simples em plantão permanente durante o evento
- Coleta seletiva de lixo e reciclagem
Visão Geral do Espaço
- Espaço
- 4.184 pessoas no total
- 1.484 pessoas no mesmo ambiente
Estrutura
Localização
PRAÇA JÚLIO PRESTES, Nº 16
Campos Elíseos
01218 020 - São Paulo -
Santa Cecília